Impulsividade, compulsividade e autocontrole : a influência do marketing no comportamento do indivíduo em contraste com suas finanças pessoais
Resumo
Resumo : Este projeto acadêmico tem como objetivo estabelecer uma relação entre as vertentes: impulsividade, compulsividade e autocontrole, apresentando os conceitos e analisando cada uma destas vertentes, buscando ainda estabelecer relação entre as variáveis financeiras de autocontrole ou gastos de um indivíduo representado em dois estágios primeiramente pela impulsividade e evoluindo ao ponto do hábito de consumo se tornar um ato repetitivo e compulsivo, e os meios utilizados pelo marketing para impressionar e influenciar os indivíduos. Para se obter uma resposta ao problema proposto foi realizada uma pesquisa pelo método survey, com 123 indivíduos, buscando ainda identificar possíveis relações entre as características dos entrevistados e as vertentes utilizadas. No levantamento foram analisados estatisticamente os dados, com base em técnicas univariadas de medida central e dispersão, técnicas bivariadas como a análise de correlação e multivariadas, como a Análise Fatorial Exploratória de Componentes Principais (AFE), análise de cluster, Análise t e teste de proporções Quiquadrado.
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- Marketing empresarial [487]