A participação de alunas nas aulas de educação física (um olhar sob a perspectiva de gênero) na cidade de Blumenau - SC
Resumo
Resumo : Falar de Gênero na atualidade é compreendê-lo como um fenômeno resultante de um processo da construção social, assim sendo, a escola um importante espaço de transformação social é o foco de nosso trabalho, em específico as relações de gênero existentes nas aulas de Educação Física (EF). O objetivo deste estudo baseou-se na verificação de fatores que influenciassem a não participação das estudantes do gênero feminino matriculadas no ensino médio de uma escola publica na cidade de Blumenau-SC, durante as aulas de EF do mês de setembro de 2015. Metodologicamente este estudo tem caráter qualiquantitativo e utilizou como instrumento de pesquisa um questionário adaptado de Kobal (1996), seus resultados foram confrontados com a literatura especializada referente a gênero no cotidiano escolar. Como principais resultados destacam-se: a) as estudantes não participantes não relacionam as implicações de gênero como um fator relevante para suas condutas e, b) as alunas participantes das aulas percebem que as relações de gênero influenciam na participação das aulas de EF. Apontando a necessidade de incluirmos o tema gênero no Projeto Político Pedagógico e nas práticas do cotidiano escolar.