Gênero e mal-estar docente : desigualdades de gênero nas condições de trabalho e suas repercussões no adoecimento de professores e professoras do ensino técnico
Resumo
Resumo : O presente trabalho busca analisar a produção do quadro de mal-estar docente em professores e professoras do ensino técnico a partir da categoria de análise "gênero". Mal-estar docente representa o quadro de desmotivação e problemas de saúde vivido pelas/os professora/es em decorrência das condições de trabalho às quais estão submetidas/os. São analisados resultados para estresse e exaustão profissional, principais categorias para verificação do quadro de mal-estar docente, e correlacionados às condições de trabalho dos/as profissionais. Verifica-se que os/as participantes estão submetidos às mesmas condições concretas de trabalho, mas, por outro lado, há outras situações que agravam as condições de trabalho: a dupla jornada feminina, generificação da estrutura organizacional e o assédio sexual. Revela-se também elevados níveis de estresse e exaustão nelas, que convergem em sintomas físicos e emocionais e na intenção de abandonar a profissão em maior proporção que nos professores homens.