Proposta de realização de exame de coagulograma no laboratório municipal : estratégia para a gestão de serviços de saúde em Curitiba, PR
Resumo
Resumo : As Unidades Municipais de Saúde (UMS), através do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizam aos seus usuários o serviço de análises clínicas que é realizado quase que na sua totalidade pelo Laboratório Municipal de Curitiba (LMC). Cerca de 90% das solicitações são atendidas pelo Laboratório e os 10% restantes em laboratórios conveniados através de contratos de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde. Ao longo dos anos o LMC vem se reestruturando e
modernizando, fato este que tem permitido aumentar sua capacidade operacional mantendo a qualidade na realização de exames e a eficiência no atendimento ao usuário/paciente. O presente trabalho trata-se de um projeto técnico que através de um plano de ação objetiva incorporar a realização de exames de coagulação sanguínea (coagulograma) solicitados nas UMS visando principalmente à redução de custos com a realização destes em laboratórios privados, facilitar aos pacientes e aos médicos o acesso ao resultado destes exames com a centralização do serviço em um único local. A metodologia empregada para a pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa documental para a obtenção dos dados utilizados. Através deste projeto foi possível estabelecer estratégias para instrumentalizar a gestão do LMC visando à incorporação dos exames de coagulação sanguínea, colaborando com o plano de expansão de atendimento e se
concretizando em objetivos maiores que são a satisfação dos usuários e profissionais das UMS e ampliação da resolutividade do sistema municipal de saúde.
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- Gestão em saúde [218]