Literatura afro-brasileira um disparador no estudo da diversidade étnico-racial
Resumo
Resumo : O presente trabalho de especialização apresenta como tema de estudo a literatura infantil como disparador para a temática da diversidade étnico-racial. Investiga quais os títulos de livros de literatura infantil que os professores utilizam com mais frequência onde à temática aparece, com o intuito de diversificar esses títulos para um maior enriquecimento das aulas. O problema que orienta esta pesquisa é: Será que nas histórias infantis encontramos a presença da diversidade étnico-racial e da cultura afro-brasileira? O objetivo geral se define em verificar a presença da diversidade étnico-racial e cultura afro-brasileira por meio da literatura infantil. A pesquisa se desenvolveu através de questionário aplicado para dez professoras de várias disciplinas em uma unidade de ensino público. A reflexão sobre os aspectos teóricos apresentamse em quatro capítulos, a obrigatoriedade das questões étnico-raciais no ambiente escolar: breve histórico; a linguagem oral na literatura infantil referente às relações étnico-raciais; a construção da identidade da criança sob a influência da literatura infantil e o desenvolvimento da pesquisa com análise de dados do questionário. Essa pesquisa possibilitou um maior conhecimento de títulos de livros que abordam as questões relacionadas à diversidade étnicoracial. Resume : This work specialization has as subject of study children's literature as a trigger for the issue of ethnic and racial diversity. Which investigates the titles of children's literature books that teachers use more often where the theme appears, in order to diversify the securities for further enrichment classes. The problem that guides this research is: Will the fairy tales we find the presence of ethnic and racial diversity and african-Brazilian culture? The general objective is defined in check for the presence of ethno-racial diversity and african-Brazilian culture through children's literature. The research was developed through a questionnaire applied to ten teachers from various disciplines in a unit of public education. Reflection on the theoretical aspects are presented in four chapters, the requirement of ethnic and racial issues in the school environment: brief history; oral language in children's literature regarding the ethnic-racial relations; the construction of the child's identity under the influence of children's literature and the development of research with questionnaire data analysis. This research has enabled a greater understanding of titles of books that address issues related to ethnic and racial diversity.