Alfabetização e letramento na educação infantil : uma reflexão sobre a prática educativa em dois centros municipais de educação infantil
Resumo
Resumo : A presente pesquisa aborda o tema Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: uma reflexão sobre a prática educativa em dois Centros Municipais de Educação Infantil ( CMEIs ) do município de Colombo no Paraná. Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o papel do professor na produção escrita da criança de Educação Infantil conceituando alfabetização e letramento e discutindo práticas pedagógicas voltadas à linguagem oral e a linguagem escrita tendo como base teórica os autores: BAPTISTA (2010); BRITTO (2005); SOARES (2004; 2011; 2012); FERREIRO (2011); TFOUNI (2006); KRAMER (2001) e os documentos elaborados pelo Ministério da Educação - MEC (BRASIL 1998; 2006; 2009; 2010). O foco da pesquisa foi as práticas pedagógicas dos profissionais da Educação Infantil voltadas para a linguagem oral e escrita. Os dados foram coletados a partir de observações, entrevista e questionários. Os profissionais foram observados no ano letivo de 2012 em visitas periódicas. Após análise dos dados, observa-se que o trabalho com a linguagem escrita tem a intenção de domínio do código escrito e de sua transcrição, que as práticas pedagógicas desenvolvidas em ambos os CMEIs são, na sua maioria, de aspectos mecânicos da alfabetização desprovidos do letramento e desconsideram os eixos norteadores da Educação Infantil: as interações e as brincadeiras.