Educação e trabalho e os caminhos para a emancipação : uma análise da política educacional do PROEJA
Resumo
Resumo : O presente estudo tem como eixo central discorrer a respeito da constatação histórica de que a educação pública e formal, na história da sociedade brasileira, por uma razão ou por outra, nunca foi de qualidade para todos, ao contrário, ela sempre foi elitista. Pretende-se deixar claro, desta forma, o caráter excludente que permeia a construção da educação e das políticas educacionais na sociedade brasileira, pois se entende que a construção da educação influencia e é influenciado pela construção da sociedade, num processo contínuo, complexo e dialético. Em seguida, explicar como o jovem e o adulto trabalhador estão submetidos a um imaginário social que norteia a sociedade capitalista burguesa que leva à exclusão e à pobreza a maioria da população, a partir de um processo de dominação e exploração capitalista. No final, se constitui a Pedagogia da Inclusão, a partir da análise de alguns aspectos que possam contribuir para orientar o educando trabalhador em como entender esse novo paradigma do trabalho e a sociedade em que vive. Abstract : This study has as a central discourse about the historical finding that the formal and public education in the history of Brazilian society for one reason or another, never was for all, rather, it has always been elitist. The aim is clear, therefore, that the exclusionary character building education permeates Brazilian society, because we understand that the construction of education influences and is influenced by the building society, in a continuous process, complex and dialectical. Then explain how the young and adult workers are subjected to a social imagination that guides the bourgeois capitalist society leading to exclusion and poverty most of the population, from a process of domination and capitalist exploitation. In the end, constitutes the Pedagogy of Inclusion, from the analysis of some aspects that may help to guide the student worker how to understand this new paradigm of work and society in which he lives.
Collections
- Políticas educacionais [104]