Filosofia e ENEM : uma realidade a se pensar
Resumo
Resumo : Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar o ensino de filosofia no Ensino Médio. Passando a situar seu ensino a partir da legislação da filosofia, ou seja, a Lei que rege seu ensino, embora não torne seu ensino obrigatório, mas percebemos seu avanço. A análise se concentra também na Matriz Curricular que orienta ações para desenvolver competências para criar, formular e complementar uma forma de consciência crítica e retórica e não simplesmente uma atividade de memorização de conteúdos. O ensino de filosofia também requer professores capacitados e que estejam abertos a ensinarem e aprenderem, pois o ensino é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo que se ensina se aprende. Para isto requer do professor a atitude e virtude da humildade. Estar disposto a ouvir opiniões e críticas que se tornam posteriormente bases para uma nova reflexão. No decorrer das páginas, o leitor contemplará em três partes, uma reflexão e possíveis propostas de ensino de Filosofia para o Brasil, ou seja: desde a trajetória da filosofia, bem como a reflexão acerca dos professores que ensinam, culminado nos resultados analisados no Enem e duas propostas para o ensino de filosofia no Brasil.