Gestão da qualidade das características críticas do produto no segmento automobilístico
Resumo
Resumo: No segmento automobilístico falhas podem resultar em implicações de responsabilidade civil e econômica; com retorno das unidades vendidas às concessionárias para substituição de componentes defeituosos; os chamados recalls, danos à imagem da marca e ações judiciais devido a incidentes envolvendo a integridade física do usuário. Este artigo baseia-se em pesquisas bibliográficas e procura abordar a importância para empresas de autopeças em desenvolver e
implantar modelos de sistemas, métodos e procedimentos direcionados para o asseguramento da qualidade do produto. O estudo aborda as estratégias para atendimento do requisito 7 da norma ISO/TS 16949 referente à realização do produto; que orienta o planejamento e desenvolvimento do produto e do processo de fabricação, assim como os objetivos da qualidade e requisitos do produto. O foco da pesquisa será as técnicas e ferramentas do segmento automobilístico previstas nos manuais de Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP); voltadas para gestão da qualidade no processo de fabricação e monitoramento contínuo do produto visando assegurar a confiabilidade dos mesmos. Ao final, pretende-se avaliar a visão de profissionais acerca das estratégias de gestão no desenvolvimento e asseguramento da qualidade das características críticas do produto; seus requisitos na produção, planos de monitoramento, controle do processo e métodos de controle da qualidade do produto.