Relação entre o plano de estudos e os jovens da Casa Familiar Rural de Pato Branco
Resumo
A Pedagogia da Alternância teve início na década de 30 na França, a ideia de criar uma alternativa de estudos para os jovens camponeses surgiu através de um grupo de pais que estavam insatisfeitos com os estudos da cidade que era voltado para o meio urbano, com a ajuda do pároco local foi implantada a primeira Casa Familiar Rural. Com o passar dos anos a pedagogia foi se expandindo e chegou ao Brasil no ano de 1969. No Sul do Brasil a Pedagogia da Alternância é administrada pela Arcafar Sul a qual é responsável pelos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Os instrumentos que fazem parte da Pedagogia da Alternância são de grande importância para que esta metodologia tenha sucesso. O presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência sobre a influência que o Plano de Estudos (instrumento da Pedagogia da Alternância) têm sobre os jovens iniciantes do primeiro ano e sobre ex alunos da Casa Familiar Rural de Pato Branco – PR. O Plano de Estudos é elaborado pelos jovens em conjunto com os monitores, onde são elaboradas perguntas sobre o cotidiano da família, podendo assim gerar um debate entre os jovens sobre as experiências de cada família. Na pesquisa constatou-se que 92% dos jovens entrevistados acham que de alguma forma o Plano de Estudos influência na vida pessoal e na vida familiar.
Collections
- Educação do campo [600]