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dc.contributor.advisorBorges, André Essenfelder, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorAldrigue, Thais Cristinept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-06T17:21:32Z
dc.date.available2021-12-06T17:21:32Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50558
dc.descriptionOrientador: Prof. André Essenfelder Borgespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 9-10pt_BR
dc.description.abstractResumo: As pessoas do campo são consideradas menos constituídas de cultura, inteligência e razão. O presente trabalho tem como principal objetivo tratar da discriminação, seja ela qual for, principalmente com relação às escolas e alunos do campo. Neste intuito, optou-se por efetuar uma revisão literária breve ao entorno dos temas: exclusão e diversidade escolar. Posteriormente, houve uma observação de professores e educandos de um Colégio Estadual da cidade de Palmeira, Paraná, durante os horários de ‘recreio’. Ainda em um terceiro momento, foi realizada uma conversação com os professores, durante a reunião pedagógica, pela pedagoga e a pesquisadora do presente trabalho, bem como um dialogo com os educandos do ensino médio, nas salas de aula. Os assuntos abordados foram as mais diversas formas de diversidade no convívio social. Os resultados apontaram que os docentes acreditam que há certa exclusão dos educandos que estudam nas cidades para com aqueles do campo, mesmo estes últimos sendo mais educados e colaborativos com as aulas que os primeiros. Quanto à resposta dos educandos, estes afirmaram não sentirem-se alvo de tal preconceito. Na discussão com os educandos, a pesquisadora optou por abordar as mais diversas formas de preconceito. Pode-se concluir, que apesar de cada âmbito educacional, cidade ou campo, possuir sua especificidade e vantagem, o campo nos mostra a diversidade sociocultural existente a partir de pessoas que lá habitam, afirmando sua identidade, valorizando o seu trabalho, a sua história, o seu jeito de ser, seu conhecimento e o respeito ao próximopt_BR
dc.format.extent1 arquivo (10 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleA diversidade discutida em uma escola do campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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