A política de educação integral nas escolas do campo : experiências e avanços no município de Medianeira
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Data
2014Autor
Liecheski, Sandra Aparecida Conhaski
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O objetivo deste é destacar as políticas públicas relacionadas à Educação do Campo, destacando a educação integral e a vivência do Programa Mais Educação, buscando seus avanços e desafios. Este estudo é um relato do Programa Mais Educação em andamento na Escola Municipal do Campo São Luiz, no município de Medianeira – PR. Através de sua vivência foi possível etnograficamente uma reflexão-ação para fortalecer e mobilizar a comunidade escolar, sindicatos e associações a fim de reivindicar os direitos garantidos por leis. as conclusões indicam os avanços conquistados referentes à política de educação do campo e os desejos da educação integral permitem à nós professores, educandos e cidadãos um olhar esperançoso e determinado que sabe o que quer, têm conhecimento e luta pela efetivação das políticas públicas e ampliação das mesmas, defendendo a igualdade, justiça social e qualidade de vida no campo. Porém ainda é fundamental a ressignificação das mesmas no próprio espaço escolar do campo, para que sejam mais conhecidas, problematizadas e legitimadas, tendo assim fluxos mais efetivos, capazes de impactar os sujeitos a quem se destinam.
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- Educação do campo [600]