O lúdico no auxilio do ensino da matemática : uma proposta possível na educação do campo
Resumo
O presente artigo destaca a importância em desmistificar o ensino da matemática como algo muito complicado na vida dos alunos, destacada como uma disciplina voltada somente para pessoas que possuem fácil entendimento lógico. Objetivando assim, aproximar o lúdico do ensino da matemática, dentro do contexto escolar e em paralelo com a realidade dos educando das escolas de educação do campo. Tornando-o mais prazeroso, estimulando estratégias de resolução de problemas, demonstrando através de uma visão histórica, cultural e social, que o lúdico na educação matemática, abrange todos os níveis e modalidades de ensino, propondo ainda a formação continuada do educador para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o interesse construídos no decorrer do contato com as questões referentes à terra, educação rural, políticas públicas e principalmente as questões pedagógicas que se propõe a acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, retratando as estratégias de ensino, as dificuldades, necessidades e facilidades dentro deste contexto educacional. E assim também propor alternativas dentro das praticas pedagógicas, por meio do ensino lúdico na disciplina de matemática. Visto a necessidade dos cálculos matemáticos na vida dos alunos camponeses, mas com atividades voltadas para a sua realidade local.
Collections
- Educação do campo [600]