A importância da educação escolar na formação da identidade campesina
Resumo
O presente estudo tem por objetivo contribuir com levantamento de dados sobre o motivo que tem levado os jovens do campo a desmotivação da vida campesina e gerar dados para que a escola possa contribuir com propostas de atividades que minimizam a realidade desses jovens, fazendo com que eles possam perceber que poderão exercer suas profissões em atividades econômicas ligadas a terra. A metodologia contou com explicação sobre o estudo e aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas para 50 estudantes matriculados em uma escola do campo, situada em assentamento, no centro-oeste do estado do Paraná. A análise dos dados apontou que 48 estudantes não têm interesse em permanecer no campo após a conclusão do Ensino Médio, porque tem o desejo de ir morar e procurar trabalho que não esteja ligada à terra. Conclui-se que os jovens estudantes, apesar de terem nascidos no campo, não possuem a identidade campesina, por isso, manifestaram o desejo de exercer profissões não ligadas à terra e que a escola do campo tem o papel fundamental de gerar trabalhos pedagógicos que permitam o estudante refletir que ele poderá buscar cursos superiores ligados à terra.
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- Educação do campo [600]