A organização curricular da escola a partir da implementação dos ciclos de formação humana : o caso do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak
Resumo
O objetivo do presente artigo é investigar como se efetiva a proposta pedagógica baseada em ciclos de formação humana no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strosak. A pesquisa se deu a partir de uma pesquisa aplicada por meio de um estudo exploratório descritivo, realizado no Colégio Iraci Salete, na unidade sede (escola Base) localizada no município de Rio Bonito do Iguaçu. O procedimento de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionário com perguntas fechadas com os seguintes atores: direção, equipe pedagógica e professores. A pesquisa caracterizou-se pelo emprego de duas formas, uma abordagem das falas dos sujeitos da pesquisa e de uma análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A análise dos dados foi por meio da utilização de análise de conteúdo e aplicação de escala Likert. Os resultados demonstram que a proposta pedagógica do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strosak se efetiva, na medida em que integra uma direção alinhada com a referida proposta, somando-se a percepção dos professores.
Collections
- Educação do campo [600]