dc.description.abstract | Resumo: O acesso inicial do adolescente às drogas ocorre sutilmente, dentro e fora da escola, quando este, por curiosidade e perfil desafiador característicos de sua faixa etária, se torna, por sua vulnerabilidade, presa fácil frente àqueles que as oferecem. Sendo a Escola o espaço onde o adolescente passa grande parte do seu tempo, ela tem por função, dada a educação formal e sistematizada que a que se propõe: levar ao adolescente o conhecimento científico sobre as drogas, assim como o aprendizado sobre as consequências reais àqueles que as experimentam e que por sua vez, tornam-se dependentes delas, atuando dessa forma, para a promoção da saúde na escola através da prevenção do uso, abuso e tráfico de drogas. O projeto pretendeu, a partir de pesquisa e discussão sobre o assunto, implantar ações que levasse ao adolescente um conhecimento que o auxiliasse a recusar a droga quando exposto a ela por terceiros, para que numa postura categórica pudesse rejeitar se submeter àqueles que lhe apresentasse e lhe oferecesse as drogas. Entende-se que uma das
fontes da violência imposta à sociedade hoje são as drogas e atuar na prevenção é também combatê-las, vislumbrando, nesse sentido, o alcance da saúde e a busca pela paz. O projeto abordou e colocou em discussão as drogas utilizadas para alterar o funcionamento cerebral e que causam modificações no estado mental, as chamadas drogas psicotrópicas, conhecidas também como substâncias psicoativas, lícitas, ou não, cujo uso e abuso se tornaram hoje um problema de saúde pública corroborando para a destruição da saúde de crianças e adolescentes. Em se tratando destes, o fato se evidencia quando o uso e abuso de drogas afetam seu desempenho escolar, o que ocasiona a falta de comprometimento com os estudos e a consequente evasão. | pt_BR |