Inserção de atividades recreativas e lúdicas na prática pedagógica do ensino fundamental
Resumo
Resumo: À indisciplina na sala de aula que vem se tornando um dos maiores problemas que as escolas enfrentam, em seu cotidiano. Percebe-se que a indisciplina vem se agravando, cada vez mais, devida o aumento da preocupação se vê necessário reduzir os índices de indisciplina seguida de agressões em sala de aula. Objetivou-se promover aplicabilidade de atividades recreativas e lúdicas, como medida eficaz para diminuir a incidência da indisciplina, agressões físicas e verbais na sala de aula, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido em uma Escola Municipal do Município de Foz do Iguaçu – PR, tendo como publico alvo 28 alunos do quarto ano do ensino fundamental. A intervenção foi realizada em um período de seis meses, no período
matutino, em quatro momentos: no primeiro momento realizou-se a apresentação para a equipe pedagógica da escola. No segundo momento, foi Inserida a hora do conto uma vez por semana, onde proporcionou a realização de momentos descontraídos, com contação de histórias, com tema relacionado, com o respeito, a cooperação e harmonia no ambiente escolar. Em terceiro momento, foi desenvolvidos dinâmicas de grupo com os alunos, onde foi aplicada prática recreativa, que proporcionaram desenvolver o trabalho em equipe. Em quarto momento, foi realizada uma palestra com os pais, sobre motivação, com objetivo de conscientizar os pais sobre a importância do papel dos pais na educação e na vida de seus filhos. Como resultados, foi possível identificar a necessidade de desenvolver com os alunos, momentos de descontração onde eles possam desenvolver a imaginação e seus sentimentos de forma prazerosa e descontraída. Notou-se que no decorrer de alguns temas abordados nas historias, alguns alunos puderam se indenticarem, e possibilitar a eles visualizarem o quanto e prejudicial algumas condutas e postura por parte dos alunos no convive escolar, social e familiar. Os alunos mostraram grande interesse e participação nas atividades recreativas, pois as brincadeiras aplicadas por um profissional de educação física,
proporcionaram momentos que envolveram atividades lúdicas, onde os alunos puderam conviver em grupo e desenvolver atividades em equipe. Conclui –se que praticas de atividades diferenciadas, que promovam a socialização e a interação é indispensável entre os alunos, grupo escolar e pais, pois promovem um trabalho que buscam diminuir as atitudes agressivas e desrespeitosas dos alunos no convívio escolar.