A formação do coordenador pedagógico e suas contribuições para os espaços escolares
Resumo
Resumo : Este estudo objetiva analisar os aspectos que envolvem a formação do coordenador pedagógico. Diante disso os sujeitos participantes da pesquisa foram os coordenadores pedagógicos de uma rede municipal de ensino fundamental I da cidade de Pitangueiras no estado do Paraná. Para tanto, o trabalho consistiu-se em abordar questões que emergiram do próprio processo de pesquisa. No que tange os conhecimentos sobre as questões pesquisadas buscou-se tanto às representações dos 3 sujeitos pesquisados, bem como às contribuições recentes dos mesmos ao analisarem questões referentes à práxis pedagógica. Este estudo tem como base a pesquisa qualitativa, que tende a oferecer subsídios para a compreensão do processo de formação desses profissionais, denominado de formação do coordenador pedagógico. Seguindo o processo metodológico, caracterizado como, revisão de literatura na abordagem de Vasconcellos (2002), Libâneo (2000), Placco, (2003) e Freire (1975). Assim, o estudo foi permeado pelas observações da prática pedagógica na instituição escolar na qual foi possível encontrar elementos que possibilitaram contribuir para instaurar, incentivar e produzir um processo reflexivo dentro da escola, com vistas em ações que pudessem promover mudança na prática cotidiana.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]