dc.contributor.advisor | Souza, Adriana Teles de | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Michele Ramos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T14:43:10Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T14:43:10Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47236 | |
dc.description | Orientadora: Adriana Teles de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo objetiva analisar o papel do pedagogo/a na mediação do conceito de política curricular para o ensino fundamental de nove anos. As políticas públicas curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos se fazem presente na reforma educacional deste inicio de século XXI e compreender seu processo é fundamental uma vez que sua implementação consiste em tramitar no interior escolar. E contemplar o tema envolve uma estrutura de conceitos os quais não podem ser vistos fora da teoria de currículo na abordagem tradicional, crítico pós-crítico e política de currículo na perspectiva de recontextualização por hibridismo, leituras que possibilitam uma visão ampla do currículo. A partir destes fundamentos buscou-se discutir as políticas curriculares envolvendo o entendimento de documentos de legitimação destacados no texto Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos (2010), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (2008) e o Projeto Político Pedagógico da escola em questão para verificar os apontamentos que trazem a atenção na transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental de nove anos. O estudo foi fundamentado em autores como Silva (2004) na abordagem tradicional, crítica e pós-crítica. Na segunda ocasião foi exposto o pensamento sobre política de currículo pela interpretação das contribuições de Lopes (2004, 2005, 2006, 2008) que ressalta os conceitos de recontextualização e hibridismo. E para o desenvolvimento do trabalho a pesquisa etnográfica trouxe contribuições, pois implica na cultura de derminados grupos, a qual foi sistematizada pela entrevista semi-estruturada com professoras que lecionam para os 6º (sextos) anos do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Politicas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O papel do pedagogo na mediação do conceito de política curricular para o ensino fundamental de 9 (nove) anos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |