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dc.contributor.advisorSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.authorMachado, Michele Ramospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T14:43:10Z
dc.date.available2019-06-04T14:43:10Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47236
dc.descriptionOrientadora: Adriana Teles de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo objetiva analisar o papel do pedagogo/a na mediação do conceito de política curricular para o ensino fundamental de nove anos. As políticas públicas curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos se fazem presente na reforma educacional deste inicio de século XXI e compreender seu processo é fundamental uma vez que sua implementação consiste em tramitar no interior escolar. E contemplar o tema envolve uma estrutura de conceitos os quais não podem ser vistos fora da teoria de currículo na abordagem tradicional, crítico pós-crítico e política de currículo na perspectiva de recontextualização por hibridismo, leituras que possibilitam uma visão ampla do currículo. A partir destes fundamentos buscou-se discutir as políticas curriculares envolvendo o entendimento de documentos de legitimação destacados no texto Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos (2010), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (2008) e o Projeto Político Pedagógico da escola em questão para verificar os apontamentos que trazem a atenção na transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental de nove anos. O estudo foi fundamentado em autores como Silva (2004) na abordagem tradicional, crítica e pós-crítica. Na segunda ocasião foi exposto o pensamento sobre política de currículo pela interpretação das contribuições de Lopes (2004, 2005, 2006, 2008) que ressalta os conceitos de recontextualização e hibridismo. E para o desenvolvimento do trabalho a pesquisa etnográfica trouxe contribuições, pois implica na cultura de derminados grupos, a qual foi sistematizada pela entrevista semi-estruturada com professoras que lecionam para os 6º (sextos) anos do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectPoliticas públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel do pedagogo na mediação do conceito de política curricular para o ensino fundamental de 9 (nove) anospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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