Hora-atividade : realidades e perspectivas
Resumo
Resumo : Não há como pensar em qualidade da educação, sem que se garanta ao educador os momentos e espaços necessários à construção do conhecimento, avaliação e reflexão sobre a prática pedagógica, planejamento e construção dos mecanismos de intervenção pedagógica. Conquistamos o momento da hora-atividade que nos permite alcançar estes objetivos, mas com este trabalho analisaremos como o professor usa este espaço de tempo no seu trabalho. As concepções teóricas que embasou esta pesquisa demonstram que há necessidade de conscientizar os professores da importância deste momento e do coordenador pedagógico resgatar sua real função dentro da escola. A Coleta de dados por meio da observação foi utilizada para levantarmos informações que nos permite um nível de conhecimento e análise de como acontece a hora-atividade no cotidiano de uma escola de educação infantil com educadores que tem semanalmente este momento garantido. As considerações finais desta pesquisa não buscam soluções definitivas para as dificuldades apresentadas sobre as horas-atividades mas que os dados levantados contribuam para uma real compreensão dos desafios das horaatividade e gerar estratégias reflexivas para que este momento ocorra de forma satisfatória e de forma articulada com educadores, equipe pedagógica e da gestão da escola.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]