Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Dalessandro de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorMenegatt, Juliane Bogonipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-05T18:22:15Z
dc.date.available2019-12-05T18:22:15Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47200
dc.descriptionOrientador : Dalessandro de Oliveira Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O artigo a que se refere o presente resumo teve a preocupação de estudar teorias e concepções que ajudarão o educador a perceber e a priorizar certos conteúdos direcionados à Educação do Campo. O objetivo desse trabalho foi refletir sobre a educação no campo para mostrar os seus conceitos específicos e como vem adquirindo, com o passar do tempo, características próprias enquanto uma modalidade da Educação Básica. A metodologia consiste em estudos bibliográficos a fim de problematizar a temática e em uma pesquisa de campo em um colégio da rede estadual de ensino, do município de Maripá, Estado do Paraná. Esse colégio está passando pelo processo de transição para escola do campo. E, busca-se fazer no presente texto um paralelo entre estas formas de desenvolvimento educacional. Nesse trabalho, de pronto se evidência a escassez de pesquisadores em políticas públicas específicas para a Educação no Campo. O propósito do trabalho é, então, apresentar algumas reflexões oriundas da temática do Currículo da Educação do Campo dentro de uma abordagem histórica adentrando nas propostas de políticas públicas governamentais e em algumas discussões traçadas pelos movimentos organizados no cenário brasileiro. Procura-se, assim, exercitar uma conceituação que aponte algumas diferenciações conceituais entre rural e do campo presentes na versão teórica dos pesquisadores estudados e, na sequência, dá-se uma visão prática sobre como ocorrem essas relações no dia a dia das escolas no/do campo levando em consideração as novas metodologias da Educação do Campo que vem sendo desenvolvidas.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.titleEducação do campo : diferentes olhares sobre o currículo da escola do campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples