Gestão democrática : contribuições para a promoção da aprendizagem
dc.contributor.author | Santos, Cristina Aparecida Silva dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Souza, Adriana Teles de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T19:41:09Z | |
dc.date.available | 2019-12-11T19:41:09Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47197 | |
dc.description | Orientadora : Adriana Teles de Souza. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem como objetivo discutir a função da coordenação pedagógica, enquanto mediadora na relação família-escola, na perspectiva da gestão democrática, bem como compreender a importância da parceria entre estas instituições, como promotoras do desenvolvimento intelectual e na formação do estudante. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica em estudiosos como: Vigotski (1998), Saviani (2012), Freire (1996), Smolka (2013), Paro (2005), que tratam da implementação da gestão democrática nas escolas públicas, da participação da família na vida acadêmica dos filhos e o desenvolvimento do estudante. A pesquisa teve, portanto, cunho qualitativo, da aplicação de entrevistas à coordenação pedagógica de um Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Cianorte, no Paraná. Para tanto, para as análises, utilizou-se da metodologia dos Núcleos de Significação. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Supervisão escolar | pt_BR |
dc.subject | Lar e escola | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática : contribuições para a promoção da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
-
Coordenação Pedagógica [455]