dc.contributor.author | Corsete, Camila Yoshida de Faria | pt_BR |
dc.contributor.other | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-22T19:16:59Z | |
dc.date.available | 2019-11-22T19:16:59Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47103 | |
dc.description | Orientadora : Andrea de Paula Ceccatto. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo aborda a música como ferramenta no processo ensino e aprendizagem em uma escola da rede pública municipal de Curitiba. Como aporte teórico fez-se valer de autores que debatem sobre o referido tema. O objeto de estudo é instigar e realizar um trabalho de conscientização sobre a importância que a influência da música tem dentro do processo ensino-aprendizagem junto aos docentes. Para a coleta de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa das entrevistas. Com essa pesquisa pode se perceber que a música utilizada como recurso pedagógico traz diversos benefícios para o desenvolvimento do aluno, porém, o professor não só precisa ser sensível à expressão musical como também entender que a música em si movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e para o desenvolvimento da criança. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Musica na educação | pt_BR |
dc.title | A influência da música no processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |