As formas de trabalho com o conhecimento e a aprendizagem do aluno
Resumo
Resumo : Na dinâmica do ambiente escolar, tem sido um desafio constante, promover a efetivação da aprendizagem. Os educadores inseridos no processo de ensinoaprendizagem têm a sua disposição inúmeras ferramentas, mesmo assim a aprendizagem em alguns casos não ocorre. É notória a insatisfação de alguns profissionais, numa proporção acima do aceitável, diante ao não aprendizado dos alunos. Várias podem ser as causas que contribuem diretamente a essa condição. Porém, não basta só conhecimento da causa é preciso analisar e interferir com praticas que contribuam para que a condição do insucesso escolar possa ser superada. Várias linhas de pesquisa, relacionadas com o não aprendizado dos alunos tem procurado respostas, e é nessa direção que se faz um estudo bibliográfico na busca de superação desta realidade no ambiente escolar. A escola tem absorvido uma gama, considerável, de responsabilidade dos problemas sociais, que são inerentes à condição dos alunos que ali se encontram. É transferido a ela, dar conta da superação desses problemas que vivenciam os envolvidos fora da escola e que ali se manifestam. Teoricamente as escolas possuem meios para fazer os encaminhamentos necessários, porem na pratica esse caminho não funciona com eficiência. Nesse sentido, objetiva-se com esta pesquisa, contribuir com reflexões acerca dos processos de ensino e aprendizagem, da vida escolar dos alunos e das relações inerentes a aprendizagem.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]