dc.contributor.advisor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Harmatiuk, Angela | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T13:09:52Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T13:09:52Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47071 | |
dc.description | Orientador : Vanisse Simone Alves Corrêa. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a atuação articuladora do pedagogo no uso das mídias em sala de aula, orientando os professores na elaboração de seu Plano de Trabalho Docente - PTD, visando despertar o interesse dos alunos nos conteúdos expressos no currículo escolar. Metodologicamente este estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica, sustentando-se em vários autores, entre eles Kuenzer (1985), Libâneo (1996), Kenski (1998) e Kappaum (2010). Esta pesquisa se iniciou com o levantamento, seleção e leitura da bibliografia, durante os meses de maio e junho de 2014. Após a análise, foi realizada a escrita do relatório final no mês de julho. O trabalho conclui que o pedagogo é elemento fundamental e indispensável para que o uso das TICs seja possibilitado aos professores para fomentar a aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Planejamento escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.title | A articulação do pedagogo na utilização das mídias em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |