dc.contributor.author | Souza, Ivoneide Zaror de | pt_BR |
dc.contributor.other | Soczek, Marcia Barbosa, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-11T13:02:57Z | |
dc.date.available | 2020-02-11T13:02:57Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47068 | |
dc.description | Orientador : Professora Marcia Soczk | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem por objetivo refletir sobre a função do coordenador educacional da Rede Municipal de Educação de Matinhos, suas especificidades e desafios. Sendo assim, a pesquisa está organizada em estudos realizados sobre o coordenador pedagógico no Município de Matinhos – legislação e orientação do trabalho deste profissional e análises de questionários realizados pelos coordenadores pedagógicos em curso de formação continuada desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. As reflexões apresentadas neste artigo descrevem a compreensão dos coordenadores pedagógicos de suas funções e atribuições na condução do trabalho nas escolas municipais, como conduzem sua prática pedagógica e sua formação inicial e continuada. Tomando como pontos de partida aspectos relevantes que influenciam a prática destes profissionais, é possível concluir que os coordenadores pedagógicos são sujeitos essenciais e são decisivos nos contextos de formação continuada e organização do trabalho pedagógico da escola. Sendo assim, o coordenador pedagógico precisa ser um "estudioso" das teorias pedagógicas para que possa por meio delas rever suas funções, contribuir com a reflexão crítica de todos os atores escolares. Portanto, ao coordenador também é imprescindível um processo de formação continuada e permanente como a que vem sendo oferecida pela Rede Municipal de Educação de Matinhos. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.title | O pedagogo da rede municipal de Matinhos suas especificidades, seus dificuldades e desafios | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |