A evasão no ensino médio noturno : repensando as práticas curriculares
Resumo
Resumo : O Ensino Médio noturno tem a sua trajetória marcada pela dicotomia entre ofertar o ensino propedêutico para as elites e o ensino profissionalizante para os trabalhadores. Ao analisar as principais reformas aplicadas à educação, percebe-se que o ensino secundário sempre esteve subordinado ao que o empresariado esperava dele, ou seja, à educação tem servido para a manutenção da sociedade capitalista. E isto tem reflexos até os dias de hoje, no qual esta etapa de ensino perdeu sua identidade e acaba privilegiando apenas uma pequena parcela da população que continuará os estudos em nível superior, enquanto muitos jovens desistem de frequentar a escola por não perceberem a sua relevância e também por não se sentirem incluídos no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, é preciso rever as práticas curriculares adotadas pela escola, para que o Ensino Médio tenha sentido para os jovens e estes permaneçam estudando, ao mesmo tempo em que se apropriam dos conhecimentos historicamente acumulados, tendo autonomia intelectual e capacidade de exercer plenamente a cidadania.
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- Coordenação Pedagógica [455]