Sistema de informação como ferramenta do psicólogo na educação especial do município de São José dos Pinhais
Resumo
Resumo : O presente trabalho se destina ao aprimoramento de práticas da Gestão Pública voltadas ao atendimento do público-alvo da educação especial no município de São José dos Pinhais, visando o comprometimento com a valorização das diferenças, a promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, por meio do atendimento Educacional Especializado, realizado por equipe multiprofissional da qual participa o psicólogo prestando serviços sob a organização de Centro de Atendimento Especializado. O objetivo geral é criar um sistema de informações que produza indicadores sobre o público-alvo, destinado ao aprimoramento do atendimento psicológico de crianças matriculadas no Ensino Público Municipal - Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano). A contribuição deste estudo se faz na promoção do constante aperfeiçoamento do profissional psicólogo, que melhor o capacita em sua prática profissional e em suas possibilidades de intervenção. A estruturação um sistema de informações aprofunda o refinamento da demanda existente no atendimento psicológico, indo para além do sujeito que recebe o atendimento, para permear também a sua realidade. Pela obtenção de indicadores que envolvem o público-alvo da Educação Especial, é ampliado o poder de contribuição do profissional psicólogo aos valores da eficiência e eficácia preconizados na Administração Pública. Para tanto realizou-se revisão teóricoempírica de temas relacionados. Posteriormente procedeu-se a análise da demanda atual, pelos processos e instrumentos utilizados no atendimento especializado pelo psicólogo. Também foi realizada a análise documental de 784 pastas individuais, a tabulação e classificação dessas informações; quantificação e categorização comuns ao público-alvo atendido, sendo o processamento dado por meio do software Microsoft Excel®. A elaboração deste sistema visa favorecer a Administração Pública o vislumbre da análise de processos e a alocação eficiente de serviços psicológicos implicados no AEE, atenta à perspectiva da educação inclusiva, de acordo com a legislação e normativas em vigor. A implantação e pleno funcionamento do projeto se dará dentro de 01 (um) ano, distribuídos dentro das 08 horas semanais, totalizando 200 dias letivos (320 horas). Nesse trabalho procurou-se identificar, no contexto educacional, as variáveis que se relacionam ao desenvolvimento do repertório comportamental de sujeitos em atendimento psicológico, aprimorando procedimentos de ensino e ensinando comportamentos que possam, pelo uso de tecnologias comportamentais, construir novos parâmetros para a Educação. Conclui-se que a importância da Psicologia em interface à Educação, em especial à Educação Especial, permeia tanto o atendimento individual quanto à construção de um ambiente inclusivo. Neste quesito, estabelecer a correspondência entre a demanda emergente na Educação Especial e as práticas educacionais se torna uma tarefa árdua, dado que há a participação de diversos atores sociais, a considerar tanto a comunidade escolar, como a família e os demais profissionais envolvidos. Dessa maneira, o sistema proposto cumpre sua função em facilitar a visualização e compreensão dessa demanda por atendimento psicológico na Educação Especial, por meio de indicadores, a partir de variáveis dos sujeitos atendidos.
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- Gestão pública [368]
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