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dc.contributor.advisorWatanabe, Melissapt_BR
dc.contributor.authorIvatiuk, Ambrosio Ramospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegóciopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-15T11:14:48Z
dc.date.available2018-02-15T11:14:48Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46099
dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Melissa Watanabept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegóciopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Brasil como país agrícola tem relevância na produção agrícola mundial, e os fertilizantes NPK - Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio são decisivos para o aumento da produtividade. Segundo a ANDA, o mercado nacional fertilizantes NPK movimentou em 2013, cerca de 31 milhões de toneladas. O objetivo deste trabalho é oferecer uma abordagem sobre os fertilizantes NPK, a teoria econômica na formação de preços e a discriminação de preços nesta estrutura de mercado com características de oligopólio, sendo esta uma pesquisa descritiva a partir de material já publicado, que se caracteriza como bibliográfica. A concentração de indústrias no setor mostra que o mercado exige empresas com grande eficiência e elevados investimentos, gerando uma concorrência de alta intensidade no setor. A discriminação de preços pode ocorrer como barreira à entrada de novas empresas no mercado, eliminação da concorrência, maximização de vendas, acordos particulares a compradores, garimpar novos clientes, pela marca ou concorrência da região. A discriminação para ser efetiva o vendedor precisa ter algum controle sobre os preços, segregando clientes pela sensibilidade a variação de preços, designando perfis que possibilitam cobrar mais que outros. Contudo a discriminação de preços é formada por faixas conforme o cliente/região/produto, além de atuar como barreira a entrada de concorrentes e novos produtos, definindo táticas pelas empresas para obter posições ótimas de precificação e rentabilidade.pt_BR
dc.format.extent48 p. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFertilizantes fosfatadospt_BR
dc.subjectFertilizantes nitrogenadospt_BR
dc.subjectFertilizantes potassicospt_BR
dc.titleAnálise de discriminação de preços em mercados de oligopólio : um foco na estrutura brasileira do setor de fertilizantespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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