Análise de discriminação de preços em mercados de oligopólio : um foco na estrutura brasileira do setor de fertilizantes
Resumo
Resumo : O Brasil como país agrícola tem relevância na produção agrícola mundial, e os fertilizantes NPK - Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio são decisivos para o aumento da produtividade. Segundo a ANDA, o mercado nacional fertilizantes NPK movimentou em 2013, cerca de 31 milhões de toneladas. O objetivo deste trabalho é oferecer uma abordagem sobre os fertilizantes NPK, a teoria econômica na formação de preços e a discriminação de preços nesta estrutura de mercado com características de oligopólio, sendo esta uma pesquisa descritiva a partir de material já publicado, que se caracteriza como bibliográfica. A concentração de indústrias no setor mostra que o mercado exige empresas com grande eficiência e elevados investimentos, gerando uma concorrência de alta intensidade no setor. A discriminação de preços pode ocorrer como barreira à entrada de novas empresas no mercado, eliminação da concorrência, maximização de vendas, acordos particulares a compradores, garimpar novos clientes, pela marca ou concorrência da região. A discriminação para ser efetiva o vendedor precisa ter algum controle sobre os preços, segregando clientes pela sensibilidade a variação de preços, designando perfis que possibilitam cobrar mais que outros. Contudo a discriminação de preços é formada por faixas conforme o cliente/região/produto, além de atuar como barreira a entrada de concorrentes e novos produtos, definindo táticas pelas empresas para obter posições ótimas de precificação e rentabilidade.