Políticas públicas educacionais para o ensino fundamental : qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras no século XXI
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo bibliográfico referente ao papel do Estado com a educação pública Brasileira, em um todo e mais especificamente no ensino fundamental. A fundamentação teórica para o desenvolvimento deste trabalho foi baseado em literaturas que falam sobre as políticas publicas educacional em autores que tratam sobre o tema, entre eles cita-se: Marta Arretche, Celina Souza e Saviani. O texto foi dividido em capítulos, como tema principal, "A qualidade do ensino nas escolas brasileiras na sociedade contemporânea" os capítulos foram divididos da seguinte forma: o primeiro capítulo fala sobre as políticas públicas no geral, o segundo faz breve histórico sobre a Educação, trajetória e transformações que a educação brasileira tem sofrido ao longo dos anos, chegando até os dias atuais, falando sobre a qualidade do ensino, realidade das escolas brasileiras, formação dos professores e as responsabilidades das políticas públicas com a educação. O trabalho faz um eixo com a história da educação trazendo a discussão até o período atual.
Collections
- Sociologia política [197]