Instituição escolar sob a perspectiva de Foucault e Goffman
Resumo
Resumo: Partindo do princípio que tanto Foucault quanto Goffman analisam a construção do indivíduo e seus saberes, a partir de padrões e regramentos impostos pela instituição, cujo processo se desenvolve em um espaço confinado caracterizado por uma ampla vigilância e controle, objetiva-se deslocar essa ideia para a realidade escolar, e demonstrar como ocorre a sua organização a partir dessas duas teorias. Ao analisar a escola sob a ótica do poder disciplinar de Foucault e da teoria da instituição total de Goffman, verifica-se que em ambas as teorias a instituição se conforma na ideia de confinamento que visa a correção e (re) socialização a partir de uma lógica de controle e de um sentimento de constante vigilância que obriga a todos a seguirem normativas e regulamentos, garantindo que nada saia daquilo que foi planejado. Assim como tantas outras instituições, isso ocorre também nas escolas, onde os indivíduos são dispostos em um espaço de modo que a instituição possa esquadrinhar suas ações e comportamentos para assim definir o indivíduo e a sociedade como um todo. Assim a escola com o propósito de correção e reforma submete o indivíduo a um poder normalizador que irá percorrer todas as relações que ocorrem no espaço escolar, criando padrões e condutas que devem ser seguidas, punindo os transgressores que fugirem as regras, processo esse rigorosamente controlado e vigiado. Assim o processo de ensino desempenhado dentro da escola é caracterizado por uma fiscalização e rigoroso controle ao objetivar a construção do saber e formação da conduta do indivíduo. Dessa maneira a escola é um espaço disciplinar que constitui o saber e a noção que há um controle e vigilância constante em toda a nossa sociedade. Abstract: Assuming that both Foucault and Goffman analyze the construction of the individual and their knowledge, from standards and specific regulations imposed by institution, a process develops in a confined space characterized by an extensive surveillance and control, the objective is to move this idea school reality, and demonstrate how is your organization from these two theories. By analyzing the school from the perspective of disciplinary power Foucault and the theory of total Goffman institution, it turns out that in both theories institution conform the idea of containment aimed at correction and (re) socialization from a logic control and a sense of constant vigilance to compel them to follow norms and regulations, ensuring that nothing goes what was planned. Like so many other institutions, it also occurs in schools, where individuals are arranged in a space so that the institution can scan their actions and behaviors to thus define the individual and society as a whole. So the school for the purpose of correction and reform subjecting the individual to a normalizing power that will go all the relationships that occur at school, creating patterns and behaviors that must be followed, punishing wrongdoers to escape the rules, a process strictly controlled and watched. So the teaching process performed within the school is characterized by a supervision and strict control by targeting the construction of knowledge and training of the conduct of the individual. In this way the school is a disciplinary space that constitutes the knowledge and the notion that there is a control and constant surveillance throughout our society.