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dc.contributor.authorRoumbedakis, Inês Geffer Abrãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Karen Franklin dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-30T12:22:11Z
dc.date.available2019-10-30T12:22:11Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44314
dc.descriptionOrientadora : Karen Franklin da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho aborda a crítica de Platão à poesia de Homero no Livro X da República. Objetiva mostrar porque Platão excluiu totalmente a poesia do sistema educacional grego. Com base nessa questão, procura-se identificar o que motivou o ataque crítico de Platão à poesia de Homero. Apresenta-se quais argumentos foram utilizados por Platão para excluir a poesia do sistema educacional grego. Aborda-se a importância da educação homérica para a formação da Grécia Antiga, a Ilíada como base para a formação do indivíduo, bem como o ideal de homem grego em Platão. Procura-se identificar qual foi realmente o pensamento de Platão em relação à poesia, para aprofundar os conhecimentos sobre a primeira educação grega, a forte influência da arte na formação do homem e as contribuições de Homero para a formação do homem grego. Sendo assim, organizase o presente estudo a partir de uma revisão das obras A República de Platão e a Ilíada de Homero. Conclui-se que, para Platão, a poesia destruía a parte mais valiosa do indivíduo, a racionalidade, e que Homero foi um incomparável educador da Grécia Antiga.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper addresses the criticism of Plato towards the poetry of Homer, wich is in his Republic, book X. Aims to show why poetry was totally excluded from the educational greek system by Plato. This study is organized from a reviewing of Plato's Republic and Homer's Iliad. It shows that Plato considered that poetry spoiled the most valuable part of an individual, wich is rationality, and on the other hand , shows that Homer was Ancient Greece's unmatched educator. Identifying what motivated the criticism of Plato to the poetry of Homer is also the purpose of this study. Thus, the reasoning used by Plato to exclude poetry from the educational Greek system is presented as well. As well as that, is considered the importance of Homer's approach to education to the identity of Ancient Greece, the Iliad as a basis to formation of the individual and the Greek ideal of man in Plato. It was sought to understand what was really the thiking of Plato towards poetry. Over all, the influence of art to the formation of man and Homer's contributions to the formation of Greek man.pt_BR
dc.format.extent34 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.titleA crítica de Platão à poesia de Homero na Repúblicapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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