dc.description.abstract | Resumo: A escola é um ambiente rico para se trabalhar ações de sensibilização ambiental de forma integrada ao currículo escolar ou por meio de ações e projetos interdisciplinares de forma indireta ao currículo. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi sensibilizar a comunidade escolar intitulada "Colégio Estadual Prof. Hildegard Sondhal E. F. M para a educação ambiental a partir de práticas sobre a compostagem e reciclagem. Foram três etapas compreendidas na pesquisa para melhor obtenção de resultados. A primeira etapa teve como ferramenta de coletas de dados, o questionário. Na segunda etapa, aplicou-se o projeto de intervenção com a proposta da construção de um espaço ambientalmente favorável, que é a implantação de uma composteira para destinar os resíduos orgânicos originados na cozinha escolar. Deu-se ênfase, ainda, a coleta seletiva com a finalidade de os alunos aprender a separar material orgânico do descartável. Para desenvolver o trabalho fizemos inicialmente um diagnóstico para levantar informações a respeito do conhecimento do processo de compostagem e o entendimento a respeito da geração e destinação final de resíduos. As informações obtidas revelaram que 24% dos alunos conhece o sistema de compostagem, e 76% não; desse total que conhece a compostagem 14% ficou sabendo através da escola, 6% pela TV, 80% responderam Outros. Quando questionados sobre como a família reaproveita os resíduos que produz, 69% responderam que a família reaproveita para adubo, 31% não responderam. Sobre a responsabilidade de cada um com relação ao lixo que produz, 83% consideraram que sim, pois as pessoas são responsáveis pelo lixo, 17% não; 33% depositam o lixo produzido em latas de lixo, 22% separam e esperam o caminhão do lixo, 45% não opinaram; 70% separa o lixo orgânico do reciclável, 30% não; 52% aprenderam a fazer a coleta seletiva com os pais, 43% com os professores, 5% não responderam. Com relação à pergunta sobre o conhecimento de algum projeto aplicado na escola em que estudam, 97% afirmaram não saber de nenhum projeto, 3% disseram que sim; 95% dos alunos relataram que foi importante a implantação desse projeto na escola, e apenas 5% respondeu que não; 92% têm interesse pela compostagem, 8% não; 97% acharam importante abordar o tema da coleta seletiva, 3% não, 97% acreditam que o sistema implantado na escola poderá beneficiar tanto o estabelecimento de ensino quanto a comunidade local, 3% não. Por fim, considerando as três etapas da pesquisa, conclui-se que todas elas foram importantes para a obtenção de resultados, tendo em vista que enaltecerem a importância da escola ser beneficiada pela implementação de projetos para ampliação da educação ambiental, indispensável para iniciar, desde cedo, a sensibilização ambiental nos cidadãos. | pt_BR |