Valorização docente : relação universidade-escola na formação continuada e inclusiva
Resumo
Este estudo é um relato das experiências que foram vivenciadas durante a fase de aplicação do curso de Gestão de Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão - GPEDI, vinculado ao MEC-SECADI através da UFPR Litoral. Trata de sínteses das aprendizagens experimentadas, problematizadas e coletivamente construídas com os demais colegas de profissão, com alguns estudantes, técnicos e docentes da UFPR - Setor Litoral, acompanhado das comunidades urbanas e rurais do município de Paranaguá, litoral do Pr. Com o objetivo maior de destacar a relação Universidade-Escola como o meio que permitiu através do comprometimento mútuo com a formação continuada e inclusiva avançar na organização da categoria enfrentamento da recorrente situação de desvalorização da categoria que se sente excluída em suas garantias constitucionais. A metodologia se utiliza os princípios da pesquisa ação, destacando as vivências, o registro de fotografias, saídas de campo e o conjunto da formação em estudos e debates próprios da etapa de multiplicação deste Curso. Este processo permitiu concluir que é extremamente necessária uma proposta a articulação de capacitações, pesquisas e práticas em processos educacionais para uma educação inclusiva para os professores, funcionários, entre outros da instituição, enfim todos profissionais da educação, para que haja mudanças nas práticas educacionais, visando metas a serem compridas no decorrer do ano letivo, em prol dos alunos da comunidade escolar.