Os planos de ações das equipes multidisciplinares para a implementação da Lei 10.639 em escolas estaduais do Paraná : alguns resultados
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Data
2015Autor
Mascarenhas, Rose Xavier da Costa
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Resumo : Esta Monografia refere-se à avaliação dos planos de ação de duas Escolas Estaduais na Cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Constitui-se em uma Análise Crítica do Discurso nos planos de ação de forma qualitativa dos resultados da Implementação da Lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial do Ensino de Educação Básica a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como de seus resultados. Segundo Van Dijk através da análise do discurso procura-se desenvolver uma abordagem interdisciplinar do discurso dando ênfase a sua função, social e política. Procurou-se analisar os resultados a partir dos relatórios enviados pelas escolas à Secretaria do Estado da Educação/SEED e disponibilizados pelo DEDI/CERDE E CELEPAR. A escolha dos planos se deu aleatoriamente, procurando contemplar uma escola central e outra da periferia, focando como cada qual procurou trabalhar com a temática dentro do espaço escolar. Também se dá enfoque na legislação vigente, onde se deu a formação das Equipes Multidisciplinares. A partir da análise dos dois planos e das avaliações ficou evidenciada a existência de um modelo mental baseado na ideia da não valorização da cultura e história afro-brasileira e africana. Enquanto o colégio A deslocou a questão do racismo e das relações étnicorraciais para a temática da violência e cultura da paz, o colégio B mostrou resistência, dificultando a realização plena do plano de ação, mesmo tendo subsidio para elaboração de seu plano, já que os membros da equipe multidisciplinar participaram de encontro com o movimento negro local.