Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPolidoro, Maurício, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Alexsandra Mendes dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T17:58:40Z
dc.date.available2022-07-04T17:58:40Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42606
dc.descriptionOrientador: Maurício Polidoropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste artigo fala sobre os desafios do trabalho docente na atualidade e sobre as práticas necessárias para que as ações de ensinar e de aprender sejam verdadeiramente realizadas de forma a possibilitar a construção do conhecimento nos ambientes formais de ensino na atualidade. Aqui são mostrados os novos tratamentos necessários devido às mudanças de comportamentos sociais de prioridades e da importância que dão para a aprendizagem Questões como: o que é ensinar e o que é aprender nos dias atuais; quais estratégias são necessárias para o efetivo aprendizado dos alunos; quais características o docente precisa apresentar para ser considerado um profissional competente; como está o ensino básico e todos os escalonamentos educacionais na atualidade; quem são os alunos e o que procuram e como estes alunos se relacionam com os professores e com a instituição de ensino na era da Informação, estão presentes neste artigo. A proposta descreve o trabalho de pesquisa sobre a profissão professor nos dias atuais, como a docência se desvalorizou, principalmente na questão do tratamento que mestres recebiam na sociedade, mostrando as mudanças ocorridas durante algumas décadas sobre a valorização desse profissional em todos os sentidos, o respeito em sala de aula por parte dos alunos, por parte dos pais e principalmente por parte dos governantes, numa perspectiva histórica e filosófica no que diz respeito a valorização financeira e investimentos na capacitação profissional desses. Este estudo visa com a pesquisa quantitativa e documental, buscar as respostas ou parte delas, para esclarecer o que está ocasionando a decadência social e financeira do professor e por consequência o rareamento desses profissionais.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (22 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEducação - História - Brasilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDireitos humanos - Educaçãopt_BR
dc.titleO exercício da docência nos dias atuaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples