dc.contributor.advisor | Polidoro, Maurício, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Alexsandra Mendes dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T17:58:40Z | |
dc.date.available | 2022-07-04T17:58:40Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42606 | |
dc.description | Orientador: Maurício Polidoro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo fala sobre os desafios do trabalho docente na atualidade e sobre as práticas necessárias para que as ações de ensinar e de aprender sejam verdadeiramente realizadas de forma a possibilitar a construção do conhecimento nos ambientes formais de ensino na atualidade. Aqui são mostrados os novos tratamentos necessários devido às mudanças de comportamentos sociais de prioridades e da importância que dão para a aprendizagem Questões como: o que é ensinar e o que é aprender nos dias atuais; quais estratégias são necessárias para o efetivo aprendizado dos alunos; quais características o docente precisa apresentar para ser considerado um profissional competente; como está o ensino básico e todos os escalonamentos educacionais na atualidade; quem são os alunos e o que procuram e como estes alunos se relacionam com os professores e com a instituição de ensino na era da Informação, estão presentes neste artigo. A proposta descreve o trabalho de pesquisa sobre a profissão professor nos dias atuais, como a docência se desvalorizou, principalmente na questão do tratamento que mestres recebiam na sociedade, mostrando as mudanças ocorridas durante algumas décadas sobre a valorização desse profissional em todos os sentidos, o respeito em sala de aula por parte dos alunos, por parte dos pais e principalmente por parte dos governantes, numa perspectiva histórica e filosófica no que diz respeito a valorização financeira e investimentos na capacitação profissional desses. Este estudo visa com a pesquisa quantitativa e documental, buscar as respostas ou parte delas, para esclarecer o que está ocasionando a decadência social e financeira do professor e por consequência o rareamento desses profissionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (22 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Educação - História - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos - Educação | pt_BR |
dc.title | O exercício da docência nos dias atuais | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |