Implementação da lei 10.639/03 : uma análise dos projetos político pedagógicos dos cursos de Pedagogia e de bacharelado com licenciatura em História da UFPR
Resumo
Resumo : A presente monografia é resultado de uma análise documental, tendo como referência os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia e Bacharelado com Licenciatura em História da Universidade Federal do ParanáUFPR. E apresentou como perspectiva investigativa, observar no Projeto Político Pedagógico dos cursos, se e como estes contemplam a Lei 10.639/03; lei que inclui a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" como conteúdo curricular na Educação Básica ofertada no território nacional brasileiro. E também identificar, no processo de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos se existem permanências e mudanças, relacionadas à temática proposta na Lei 10.639/03. A pesquisa foi realizada nos Projetos Político Pedagógicos do curso de Pedagogia dos anos de 1995 e 2007; e no curso de Bacharelado com Licenciatura em História no Projeto Político Pedagógico do curso do ano de 2010 e na matriz curricular (disciplinas ofertadas) do ano de 1992 que corresponde ao período em que estava em vigor o Projeto Político Pedagógico anterior ao de 2010. Ao final da pesquisa, foi observado que, após dez anos da promulgação da Lei 10.639/03, os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos analisados, não demonstraram indícios de que a Lei 10.639/03 esteja permeando a proposta pedagógica e curricular, de forma a garantir ao futuro docente os conteúdos necessários ao seu exercício profissional.