Navegação Dissertações por título
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Uma re-leitura da "Aritmética da Emília"
(1991)Resumo: A obra de literatura infantil, "Aritmética da Emília", escrita por Monteiro Lobato, é analisada neste estudo, a partir das relações do texto com o contexto autoritário dos anos 30 e 40. Nessa releitura, o Estado ... -
A realidade aumentada e gamificação como recursos para o ensino e aprendizado de astronomia em aulas de ciências
(2022)Resumo: O advento de novos recursos tecnológicos, informacionais e comunicacionais potencializou o emprego de novas possibilidades de inovação e modernidade na área da educação. Entre estas possibilidades, encontra-se a ... -
A realidade pedagógica analógica : o uso do blog nas aulas de Filosofia
(2015)Resumo: Este estudo situa-se na linha de pesquisa de Tecnologias do Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2014, com ... -
A realização do direito de permanência e conclusão na educação básica no Paraná : uma análise das trajetórias de estudantes com idade entre de 15 e 17 anos
(2022)Resumo: O presente estudo analisa as trajetórias escolares de dois grupos de estudantes entre 15 e 17 anos, inicialmente matriculados no Estado do Paraná, em duas coortes diferentes, a primeira de 2007 até 2009 e a segunda ... -
Recreação, treinamento e ginásticas : elementos para a constituição da educação física a partir das contribuições de Germano Bayer (1950-1960)
(2023)Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o processo de configuração e organização da educação física dos anos de 1950 e 1960 mobilizando, sobretudo, algumas das apropriações dos conhecimentos em circulação por meio de ... -
O recreio escolar como uma experiência de lazer da criança : entre o dito e o não-dito, o brincar e o trabalhar em uma escola pública de Curitiba/PR
(2020)Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar como atores de uma escola da rede municipal de ensino público de Curitiba compreendem o tempo/espaço do recreio escolar. Nesta direção, considerou os seguintes objetivos específicos: ... -
Recursos humanos não-docentes das escolas de Primeiro e Segundo Graus : estudo do Município de Cornélio Procópio - Paraná
(1983)Resumo: A preocupação central do estudo foi a de examinar a situação dos recursos humanos não-docentes das escolas de 1º e 2º graus do Estado do Paraná, mediante a utilização de método que parte da análise de um inventário ... -
A redação do ENEM como um percurso com diferentes pontos de partida : as desigualdades sociais convertidas em desigualdades escolares
(2021)Resumo: As desigualdades sociais convertidas em desigualdades educacionais são objeto de estudo de grande parte das pesquisas que analisam a carreira escolar dos agentes inseridos no campo educacional. O sistema de ensino ... -
A redação escolar : processo e produto das classes de iniciação
(1980)Resumo: Este trabalho tem como objetivo despertar a atenção dos educadores para o problema da redação, atividade peculiar no currículo do primeiro e segundo graus, com implicações mais profundas do que a simples tradução ... -
Referentes político-normativos de cumprimento dos artigos 26-A e 79-B da lei de diretrizes e bases : uma pauta para a igualdade racial nas escolas
(2018)Resumo: O presente trabalho teve por objetivo construir referentes político-normativos para as escolas, sistemas educacionais, movimentos sociais e familiares para orientá-los na execução de uma educação antirracista, mas ... -
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
(1990)Resumo: A questão da qualificação do professor é entendida no processo de alienação que o trabalho assume na sociedade capitalista. Esse processo responde pela desqualificação do trabalhador em geral, pela forma contraditória ... -
Uma reflexão sobre as concepções dos professores em relação ao processo ensino-aprendizagem na alfabetização
(2003)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal investigar as concepções de aprendizagem e de alfabetização que embasam as práticas pedagógicas das professoras pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa são 12 professoras ... -
Uma reflexão sobre pontos básicos a serem considerados na elaboração de uma proposta de estágio supervisionado na formação do administrador escolar
(1980)Resumo: A partir de uma experiência vivida por um grupo de professores, desde a implantação da Habilitação em Administração Escolar, o presente trabalho se propõe a uma revisão dos pressupostos básicos que vem orientando ... -
Reflexos do currículo de letramento literário do município de Piraquara-PR na formação de professores e de leitores
(2024)Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar como as orientações presentes no Currículo de Letramento Literário de Piraquara-PR têm influenciado a prática dos professores em sala de aula em prol da formação de leitores ... -
Reflexões sobre a expansão do ensino superior brasileiro : a consideração de uma singularidade
(1992)Resumo: Este estudo reconstrói um contorno analítico para a discussão da expansão do ensino superior no Brasil, destacando as condições organizacionais e a caracterização deste processo, com especial anotação de referências ... -
A reforma do ensino médio : do Projeto de Lei nº 6.840/2013 à Lei nº 13.415/2017
(2021)Resumo: Este trabalho investiga a trajetória da política de reforma do ensino médio no Brasil empreendido a partir da publicação do Projeto de Lei (PL) nº 6.840, em 2013 até a homologação da Lei nº 13.415, em 2017. O que ... -
Reforma social e educação no pensamento de Rocha Pombo (1879-1917)
(2017)Resumo: A presente pesquisa almeja, por meio da análise da trajetória intelectual de José Francisco da Rocha Pombo (Morretes,1857 - Rio de Janeiro, 1933), investigar as ideias de reforma social presente no pensamento de ... -
Regimento escolar : a "peça alicerção da casa de ensino" modelar paranaense - Colégio Estadual do Paraná, décadas de 1960-1970
(2020)Resumo: Pretendemos neste trabalho analisar Regimentos Escolares do Colégio Estadual do Paraná (CEP), à luz do percurso das legislações educacionais brasileira e paranaense nas décadas de 1960 e 1970, averiguando como ... -
Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo
(2022)Resumo: A regulação emocional do professor de pré-escola influencia diretamente a saúde mental, o desempenho, a aprendizagem dos alunos e, a relação professor-aluno. Essa se faz presente em programas de intervenção e ... -
Reinhard Maack : a trajetória intelectual de um alemão na academia paranaense
(2002)Resumo: O trabalho analisa a trajetória do professor e pesquisador Reinhard Maack, nascido na Alemanha em 1892 e falecido em Curitiba em 1969. Considera-se a sua trajetória relevante por tratar-se de uma personalidade ...