A educação de jovens e adultos no universo da educação básica
Resumo
Resumo: Este trabalho resulta das reflexões realizadas durante a Especialização em Educação do Campo e busca evidenciar a histórica negação à população que vive no campo brasileiro do direito de acesso e permanência na escola. Analisa criticamente as APED’S - Ações Pedagógicas Descentralizadas, sua organização e metodologia, considerando que estas são a principal política pública de EJA, voltada para as populações do campo no Estado do Paraná. Estabelece também um comparativo com o Programa Projovem Campo Saberes da Terra, que se caracteriza por apresentar uma proposta inovadora, focada na formação de agricultores familiares, na perspectiva da qualificação social e profissional. Esta análise aponta a possibiliade de reorganização das APEDS à experiência pedagógica e metodológica do Projovem, muito mais compatível com os paradigmas das diretrizes operacionais para escolas do campo, porque possibilita a vivência de práticas pedagógicas sintonizadas com um projeto político pedagógico de educação do campo embasado na educação popular potencializadora da emancipação dos sujeitos educativos.Apresenta a possibilidade de reorganização das APED’S à experiência pedagógica do Projovem, muito mais compatível com os paradigmas das Diretrizes teria operacionais para escolas do campo
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- Educação do campo [600]