A controladoria como ferramenta gerencial nas empresas franqueadas do setor vestuário em shopping centers
Resumo
Resumo : O tema proposto tem por finalidade demonstrar a importância na avaliação da controladoria, verificando como esta ferramenta pode contribuir para a tomada de decisões gerenciais nas empresas franqueadas do setor de vestuários, instaladas em shopping centers na cidade de Curitiba-Pr. Desta forma, verifica-se a importância da utilização de soluções e sistemas isolados, isto é, independentes de gestão por um grupo mais distante da unidade de negócio, podendo dificultar a comunicação e a fluência de dados, bem como as informações entre os elementos de uma rede de franquias, essenciais para a estrutura de uma boa gestão. Entende-se que a controladoria pode ser utilizada como ferramenta de controle e, desta forma, o Controller intervém no planejamento das informações gerenciais. Sendo assim, demonstra-se que os principais instrumentos utilizados, viabilizam o desenvolvimento empresarial e maximizam as possibilidades de atingir os resultados esperados para manter a sua sobrevivência no mercado de atuação. A metodologia foi aplicada por meio de pesquisa em fontes bibliográficas, abordada em livros, revistas e artigos eletrônicos que retratam sobre o tema proposto. Foram aplicados questionários para uma amostra de 5 empresas franqueadas do setor de vestuário, buscando-se avaliar a importância do conhecimento e utilização da controladoria como ferramenta para melhor controle gerencial e tomada de decisões. Por meio da pesquisa de campo, foi possível identificar como resultado que, a implementação da controladoria e do profissional da área, é possível otimizar as informações gerenciais contribuindo para um melhor controle e planejamento de ações estratégicas em busca de resultados e tomada de decisões.
Collections
- Contabilidade e finanças [621]