Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeixeira, Roberto Fabianopt_BR
dc.contributor.otherAires, Maria Célia Barbosapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T14:37:50Z
dc.date.available2020-01-24T14:37:50Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38423
dc.descriptionOrientadora : Maria Célia Barbosa Airespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem por tema a avaliação da aprendizagem como fator de inclusão escolar, a partir da constatação de que muitas práticas avaliativas não contribuem para a construção de uma escola voltada aos interesses populares. Buscou-se verificar até que ponto tais práticas podem contribuir com o caráter transformador da educação popular e com o aprimoramento da prática docente, contribuindo com a efetivação da função social da escola: a socialização do saber elaborado / científico à maioria da população. Neste sentido, procurou-se analisar a maneira através da qual os professores compreendem a avaliação, e como esta postura pode ser favorável, ou não, aos interesses das camadas populares. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal de Curitiba. O presente estudo ensejou análises fundamentadas na perspectiva do campo teórico do materialismo histórico-dialético. Realizou-se a pesquisa bibliográfica a partir da literatura sobre educação popular e sua relação com as formas de poder (Estado) e das características da sociedade dividida em classes. Do ponto de vista teórico-metodológico o trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir do paradigma da pesquisa qualitativa, sendo o levantamento de dados realizado através de questionários semiestruturados. A análise e confrontação dos dados obtidos junto às diferentes categorias de respondentes (alunos, pedagogos e professores), constituem a base para a proposição de sugestões sobre o processo de avaliação da aprendizagem escolar como fator de inclusão, superando o caráter seletivo e excludente que tem, historicamente, assumido, mormente em relação ao compromisso da escola pública brasileira com as classes populares que, majoritariamente, a buscam.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work is on the theme of the evaluation of learning as a factor in school inclusion, from the observation that many evaluative practices do not contribute to the construction of a school geared to the interests of the people. We Tried to see the extent to which such practices can contribute to the transforming character of popular education and with the improvement of teaching practice, contributing to the realization of the social function of the school: the socialization of knowledge produced / scientific the majority of the population. In this sense, we sought to examine the way in which the teachers understand the assessment, and how this attitude may be favorable or not, the interests of the masses. The field research was carried out in a municipal public school of Curitiba. This study enabled analyzes based on perspective of the field theory of historical materialism-dialectic. There was a literature search based on the literature on popular education and its relationship with the forms of power (State) and the characteristics of society divided into classes. From a theoretical-methodological viewpoint the research work was developed from the paradigm of qualitative research, in which the survey data performed by means of questionnaires structured scripts. The analysis and comparison of data obtained from the different categories of respondents (students, teachers and educators), constitute the basis for the proposition of suggestions on the process of evaluation of learning at school as a factor for inclusion, surpassing the character selective and exclusionary that have, historically, assumed, especially in relation to the commitment of the brazilian public school with the popular classes, mostly, to seek.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleO caráter popular da avaliação na escola : avaliação como fator de inclusão escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples