Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBatista, Helena Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorZafalon, Míriampt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T10:50:29Z
dc.date.available2022-07-20T10:50:29Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33576
dc.descriptionOrientador: Helena Aparecida Batistapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho delineado nestas páginas discute a inserção da TV Multimídia no contexto escolar das escolas paranaenses, mais especificamente nas aulas de literatura. A escolha do tema reflete a necessidade de apontar a importância desse novo instrumento no cotidiano educacional, atendendo à proposta de integração das mídias como veículo de promoção de conhecimentos, atendendo aos avanços tecnológicos propostos pela contemporaneidade. A TV Multimídia é uma ação governamental que propõe assegurar aos estudantes paranaenses uma educação entremeada por linguagens de diferentes naturezas que conduza à aprendizagem real. A reflexão constante nesse trabalho ainda sinaliza para a importância de valorizar a presença do sujeito-aluno no processo de construção do conhecimento mediado pela tecnologia. Para tanto, e centralizando o estudo na área do ensino da literatura, utiliza-se a Estética da Recepção, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presença do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho contou com a análise de resultados obtidos após a utilização da TV Multimídia por alunos de uma terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco, visando a uma mediação produtiva feita pelo instrumento tecnológico mediante o momento de aprendizado do conteúdo literário trabalhado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The work delineated in these pages argues the insertion of the Multimedia TV in the school context of the paranaenses schools, more specifically in the literature lessons. The choice of the subject reflects the necessity to point the importance of this new daily instrument in the educational one, taking care of to the proposal of integration of the medias as vehicle of promotion of knowledge, taking care of to the technological advances considered by the contemporaneity. The Multimedia TV is a governmental action that considers to assure to the paranaenses students an education larded for languages of different natures that leads to the real learning. The constant reflection in this work still signals for the importance to value the presence of the studentsubject in the process of construction of the knowledge mediated for the technology. For in such a way, and centering the study in the area of the education of literature, one uses Aesthetic of Reception, theory created for Jauss (1994) and Iser (1999), that it privileges the presence of the reader in the confrontation with the written text and the point of view of the author. Beyond the bibliographical research, this work counted on the analysis of results gotten after the use of the Multimedia TV for pupils of one third series of high school of the College Governing Adolpho de Oliveira Franco, aiming at to a productive mediation made by the technological instrument by means of the moment of learning of the worked literary content.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTelevisão na educaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAulas de literatura e novas tecnologias : a TV multimídia como mediação para a fruição literáriapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples