A TV Multimídia como recurso didático
Resumo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso toma como objeto de estudo o uso da TV Multimídia em sala de aula como recurso didático. Este estudo pode ser caracterizado como de natureza qualitativa, o material empírico foi produzido por meio de aplicação de questionários aos professores. Os questionários foram aplicados aos professores durante o segundo semestre de 2010, em um colégio público de ensino fundamental e médio localizado na região metropolitana de Curitiba. O desenvolvimento do trabalho orientou-se pelos seguintes objetivos: verificar o uso da TV Multimídia em sala de aula e analisar a TV Multimídia como recurso didático. Pela análise dos resultados do questionário evidenciase que os professores se utilizam de vários recursos didáticos em sala de aula como: quadro de giz, TV Multimídia, livro didático, pen drive, textos, TV e Vídeo, DVD, computador, mapas e globo, rádio, internet, materiais para desenhos, jogos pedagógicos e retroprojetor. Acentuando que o recurso didático mais utilizado ainda é o quadro de giz, e nesta pesquisa a TV Multimídia aparece em segundo lugar como a mais utilizada pelos professores em sala de aula. Sendo utilizada tanto pelos professores quanto pelos alunos. Pode-se então afirmar que o uso da TV multimídia está incorporado à prática pedagógica dos professores