A informática educativa aplicada à produção textual de alunos da educação de jovens e adultos
Resumo
Resumo: As exigências da sociedade capitalista globalizada em que vivemos demonstram que um de seus maiores pilares de sustentação é a informação. A vinculação desta informação se faz cada vez mais dinâmica, ativa e eficaz em todas as áreas desta sociedade, transformando culturas, alterando padrões de comportamento, influenciando a economia mundial, criando, modificando e determinando novos conhecimentos. Este contexto determina o conhecimento como recurso de sobrevivência, requisito mínimo de inserção e participação social, econômica e cultural. Diante deste cenário, é imprescindível uma educação que proporcione os recursos necessários ao acesso e a inserção dos educandos nesta sociedade, atuando como membros ativos, criativos, críticos e transformadores da realidade. Pautando-se nesta compreensão e cientes de que o processo de ensinoaprendizagem deve objetivar a construção e a aplicação de conhecimentos diversos, possibilitando aos educandos o aproveitamento em suas vidas pessoais e profissionais, evitando a exclusão social e econômica, é que se realizou este trabalho. O acesso aos recursos da informática pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Londrina a partir do ano letivo de 2007 possibilitou a ampliação e o emprego de novos conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, conhecimentos estes ampliados durante a execução do projeto nos anos letivos de 2008 e 2009. No ano letivo de 2010, buscou-se – por meio de grupos de formação continuada em Informática Educativa e em Língua Portuguesa, grupos de estudo e visitas in loco – ampliar a capacitação dos docentes de EJA para utilizarem técnica e pedagogicamente os recursos da Informática Educativa no processo de ensinoaprendizagem e, com isso, fornecer aos educandos condições para construírem novos conhecimentos ligados à sua realidade. A partir de projetos centrados nos conteúdos curriculares da EJA, os docentes puderam oportunizar aos educandos, através de uma ação metodológica permeada pela inter-relação entre prática e teoria, a compreensão e o conhecimento necessários sobre a importância e a influência das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em especial da informática educativa, nas nossas atividades cotidianas. No desenvolver do ano letivo, os 27 professores participantes do projeto desenvolveram diferentes projetos de produção de texto com os educandos, cujos resultados serão apresentados neste trabalho, de acordo com temas do currículo da EJA, que resultaram na produção de livros que contém os textos produzidos, revisados e digitados pelos alunos. Em evento realizado ao final do ano letivo, nas escolas, os livros foram entregues aos alunos como concretização do trabalho realizado