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dc.contributor.advisorParizotto, Janicept_BR
dc.contributor.authorJesus, Lucia Montini Domingues dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-19T10:46:54Z
dc.date.available2022-07-19T10:46:54Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33293
dc.descriptionOrientador: Janice Parizottopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As tecnologias estão presentes no cotidiano de todas as pessoas, sejam elas normais ou deficientes. A utilização das tecnologias para melhorar a condição de vida de pessoas com deficiências, além de transformá-las, torna-se ferramenta poderosa para a sobrevivência. Assim, para as pessoas com seqüelas de Encefalopatia Crônica Não Progressiva, a Tecnologia Assistiva Computacional torna possível uma maior aproximação com uma vida normal. Nas escolas, os alunos com seqüelas desta deficiência, tem suporte para a realização de atividades que, sem a tecnologia, seria impossível. Portanto, o objetivo deste trabalho é levar o corpo docente a pesquisar sobre o uso das tecnologias Assistivas (softwares), e como estas promovem formas que auxiliam na aprendizagem e na comunicação do aluno com seqüelas de Encefalopatia Crônica Não Progressiva, oportunizando a estes, autonomia e independência social e ainda compreender o funcionamento básico dos softwares e jogos aplicados à comunicação assistiva, conhecendo novas linguagens que estimulam o gosto pela pesquisa e por novas formas de registros. Atualmente as tecnologias encontramse mais acessíveis e, portanto deve-se ensinar esses recursos tecnológicos visando à amplificação do campo de conhecimento, sendo assim, o uso das tecnologias facilita a comunicação e o conhecimento dos alunos com realimentação das experiências, motivando-os ainda mais para a aprendizagem. O uso das mídias e da internet como fonte de pesquisa facilitará os saberes necessários para comunicação alternativa e o conhecimento sistematizado. O acesso aos recursos tecnológicos oferecidos pela sociedade e escola como das tecnologias assistivas, influenciam determinantemente nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com necessidades especiais, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e autonomia intelectual e social. Por fim, o trabalho será baseado em estudo de caso e em pesquisa em livros e virtual, mas para isso o professor deverá dominar a ferramenta "Computador" para melhor assistir aos alunos objetos deste estudopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleUma proposta de uso da tecnologia assistiva computacional para alunos com sequelas de encefalopatia crônica não progressivapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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