dc.description.abstract | Resumo: As tecnologias estão presentes no cotidiano de todas as pessoas, sejam elas normais ou deficientes. A utilização das tecnologias para melhorar a condição de vida de pessoas com deficiências, além de transformá-las, torna-se ferramenta poderosa para a sobrevivência. Assim, para as pessoas com seqüelas de Encefalopatia Crônica Não Progressiva, a Tecnologia Assistiva Computacional torna possível uma maior aproximação com uma vida normal. Nas escolas, os alunos com seqüelas desta deficiência, tem suporte para a realização de atividades que, sem a tecnologia, seria impossível. Portanto, o objetivo deste trabalho é levar o corpo docente a pesquisar sobre o uso das tecnologias Assistivas (softwares), e como estas promovem formas que auxiliam na aprendizagem e na comunicação do aluno com seqüelas de Encefalopatia Crônica Não Progressiva, oportunizando a estes, autonomia e independência social e ainda compreender o funcionamento básico dos softwares e jogos aplicados à comunicação assistiva, conhecendo novas linguagens que estimulam o gosto pela pesquisa e por novas formas de registros. Atualmente as tecnologias encontramse mais acessíveis e, portanto deve-se ensinar esses recursos tecnológicos visando à amplificação do campo de conhecimento, sendo assim, o uso das tecnologias facilita a comunicação e o conhecimento dos alunos com realimentação das experiências, motivando-os ainda mais para a aprendizagem. O uso das mídias e da internet como fonte de pesquisa facilitará os saberes necessários para comunicação alternativa e o conhecimento sistematizado. O acesso aos recursos tecnológicos oferecidos pela sociedade e escola como das tecnologias assistivas, influenciam determinantemente nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com necessidades especiais, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e autonomia intelectual e social. Por fim, o trabalho será baseado em estudo de caso e em pesquisa em livros e virtual, mas para isso o professor deverá dominar a ferramenta "Computador" para melhor assistir aos alunos objetos deste estudo | pt_BR |