Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorThormann, Águeda Teresinha Tocchettopt_BR
dc.contributor.authorHykavei Junior, Paulinopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T17:36:14Z
dc.date.available2022-07-22T17:36:14Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33291
dc.descriptionOrientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormannpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar se professores da educação especial utilizam as mídias em sala de aula no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A amostra foi composta por 18 professores que totalizaram 100% dos que trabalham com o ensino fundamental séries inicia na Escola de Educação Especial Anne Sullivan. Destes professores, a maioria se enquadra no PSS – Processo Seletivo Simplificado sendo os outros concursados cedidos para a escola de educação especial. Os professores responderam um questionário de questões abertas sobre a utilização e metodologia de trabalho com as mídias impressa, rádio, televisão e informática. Os resultados mostraram que 100% dos professores utilizam a mídia impressa, sendo 33% pesquisas com os alunos em jornais e revistas. A mídia rádio tem a preferência na utilização de histórias infantis e músicas. A televisão é mais utilizada com apresentação de filmes para os alunos e a mídia informática não é utilizada pela falta de equipamento disponível na escola. Entende-se que as mídias estão sendo utilizadas na escola nem sempre de maneira que se possa obter o máximo de resultado, mas nota-se que as dificuldades apresentadas pelos professores são de falta de equipamento e formação específica para o uso destas ferramentas. Espera-se contribuir com esse trabalho para que possam ser tomadas atitudes para uma melhor utilização destas tecnologias em sala de aulapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to determine if special education teachers use media in the classroom on teaching and learning process of students. The sample comprised 18 teachers totaling 100% of those who work with elementary school series begins at the School of Special Education Anne Sullivan. These teachers are mostly PSS - Selection Process Simplified gazetted and the rest are assigned to special education school, the same answer a questionnaire of open questions was where the use and research methodology of working with printed media, radio, television and computer. The results showed that 100% of teachers use the print medium with 33% working with research students in newspapers and magazines. The radio media is preferred in the use of children's stories and songs. Television is more used to film shows for students and the media information is not used for lack of equipment available in school. We understand that the media are being used in school is not always a way where I can get the maximum results, but noted that the difficulties presented by the teachers are lack of equipment and training for using these tools. Hopefully with this job action can be taken to better use these technologies in the classroompt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleMídias no processo de ensino e aprendizagem na escola de educação especial Anne Sullivanpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples