Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná
Resumo
Resumo: O presente trabalho se propõe a estudar as interações empreendidas em um fórum de um curso a distância que é parte do Grupo de Trabalho em Rede (GTR) 2009 do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) que compõe a Formação Continuada na modalidade EaD que a Secretaria do Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) oferece a seus professores. O objetivo do trabalho é evidenciar a implicação da interação do professor tutor com o uso das tecnologias de informação e comunicação, o computador e a Internet, como peça-chave para o desenvolvimento do curso. Foram analisados os registros de interação efetuados em um fórum do curso do Grupo de Trabalho em Rede, do PDE/Educação Especial/2009. O referencial teórico se baseia, entre outros autores, em Moore e Kearsley (2008) que destacam a interação entre os alunos que os leve a reflexão; em Axt (2006) discorrendo sobre interação dialógica; em Primo (2001, 2003) que trata da interação em ambientes educativos mediados por computador e Corrêa (2005) que destaca a dinâmica da interação social. Os resultados evidenciam que a tutoria não desempenha apropriadamente o uso do recurso em questão permitindo, nas considerações finais, o discorrer e o ressaltar que o professor tutor tenha claro o conhecimento do recurso tecnológico que está trabalhando com os cursistas