A informática como recurso para a aprendizagem de alunos autistas
Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo averiguar se o uso do computador, utilizado como ferramenta pedagógica pode ou não contribuir para o processo ensino-aprendizagem de alunos autistas da Escola Especial de Goioerê-PR. Na pesquisa de campo foram aplicadas atividades educativas realizadas no computador. Observou-se a reação e os avanços dos alunos com autismo frente ao uso do computador como recurso de aprendizagem. Participaram da pesquisa um aluno de 06 anos e outro aluno de 10 anos, ambos com diagnóstico de autismo. Os professores titulares dos dois alunos participaram da pesquisa, auxiliaram os alunos nas atividades educativas feitas no computador e responderam a um questionário, o qual tinha por objetivo averiguar se os professores dos alunos autistas da Escola Especial de Goioerê estavam fazendo uso do computador como recurso potencializador do processo ensino-aprendizagem de seus alunos. Os dois alunos autistas foram observados durante três dias, no prazo de uma semana, em dias alternados, na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. Os professores observaram e auxiliaram os alunos no laboratório de informática da Escola Especial. Um dos alunos participou do estudo de caso no período matutino, o outro aluno no período vespertino. Durante a execução das atividades educativas no computador pode-se evidenciar o quanto o uso do computador pode auxiliar no progresso educacional dos alunos autistas. O computador despertou nos alunos interesse em aprender e curiosidade de saber o que iria acontecer após um clique no mouse. Os resultados demonstraram que a visão é o sentido bastante desenvolvido nos alunos com autismo. Assim sendo esses alunos têm preferência por recursos visuais. Os alunos aprendiam brincando e ficavam entusiasmados com a animação, sons e efeitos especiais que surgiam quando estavam executando as atividades educativas propostas no computador. O uso do computador não só favoreceu a aprendizagem dos alunos, como também os ajudaram a adquirir novas habilidades. Isso nos permite acreditar no potencial do computador como um instrumento capaz de desenvolver habilidades sociais, funcionais e de linguagem, entre outras. A inserção do computador na Escola Especial contribuiu para que o aluno autista deixasse seu mundo particular para explorar um outro mundo não obscuro