Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarconcin, Isabel Cristinapt_BR
dc.contributor.otherGuérios, Ettiène Cordeiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-29T14:07:02Z
dc.date.available2020-06-29T14:07:02Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/17998
dc.descriptionOrientadora: Ettiène Cordeiro Guériospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/02/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionLinha de Pesquisa: Educação Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa investigou princípios relacionados ao ensino da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os quais as professoras que atuam nesses ciclos mobilizam quando instadas a falar sobre a sua prática pedagógica. Para tal, buscou-se identificar nos autores que se filiam à numeralização, ao letramento em matemática, à matematização e ao senso numérico convergências com a perspectiva preocupada em desenvolver nos alunos a atitude de pensar e de fazer matemática na escola. A organização do marco conceitual, associada ao conteúdo depreendido da análise dos dados coletados empiricamente, teve como decorrência a estruturação de um rol de princípios relacionados ao tema desta pesquisa e possibilitou a organização de categorias de análise que contribuíram para a interpretação e atribuição de significados às falas das professoras que integram esta pesquisa. A análise dessas falas possibilitou uma reflexão, em âmbito geral, sobre o ensino de matemática e sobre as perspectivas do pensar e do fazer matemática por professores e alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research investigated the principles related to the teaching of mathematics in the initial grades of elementary school, that are mobilized by teachers who work in these cycles when they are required to talk about their teaching. This study tries to identify in which points the authors who are engaged in numeracy, numeration, literacy in mathematics, mathematization and in the numerical sense converge their ideas with the prospect of developing students' attitudes and resources for thinking and doing mathematics in school. The structuring of the conceptual framework, associated to the content gathered from the analysis of empirically collected data had, as a result, a list of principles related to the theme of this research and made possible the organization of categories of analysis that contributed to the interpretation and attribution of meaning to the words of the teachers who were part of this research. The analysis of their discourse contributed to the reflection, in general, in mathematics teaching and the perspection of thinking and doing mathematics by teachers and students.pt_BR
dc.format.extentix, 181f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePrincípios subjacentes às práticas pedagógicas em matemática de professoras nas séries iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples